top of page
foto com descrição.jpg

Minha Abordagem

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

 

   Segundo Beck, a Terapia Cognitivo-Comportamental é um modelo de psicoterapia que trabalha com evidências e envolve teorias da psicopatologia, da personalidade, terapia cognitiva e pesquisas experimentais da ciência do comportamento. Esse modelo tem como objetivo a queixa trazida pelo cliente e trabalha de forma pontual, participativa e com objetivos definidos colaborativamente com o cliente. Inicialmente o terapeuta define objetivos, expõe ao cliente como os seus pensamentos influenciam diretamente as suas emoções, por conseguinte suas ações, sugere exercícios e solicita feedback. O intuito é oferecer atividades que sejam agradáveis ao cliente e envolventes em sua realização. Desse modo, espera-se que o cliente fique motivado com as etapas do processo. É indispensável desvincular pensamentos de emoções, reconhecer essas emoções e avaliá-las em frequência, contexto e intensidade.

​

Psicóloga Cecília Villas-Bôas Simão

CRP: 05/55969

TERAPIA DO ESQUEMA

 

   Segundo Young, o ser humano quando nasce precisa de um adulto que cuide dele, porém, este adulto vem com as suas imperfeições, e vai formar de alguma maneira esses “esquemas” para esta criança que precisa deste cuidado tanto no nível físico quanto no emocional. Esta criança diante deste cuidado do adulto que vem com a percepção de falta ou de excesso, vai criar os seus próprios “esquemas”, que é uma forma desta criança agir diante dessas necessidades não supridas por este adulto, são os esquemas iniciais chamado de Esquemas iniciais desadaptativos, que apesar de surgirem na infância ou na adolescência, é na fase adulta que ele atinge o caráter mais desadaptativo e que pode trazer consequências na vida da pessoa.

A terapia de esquema vai confrontar o comportamento aprendido na infância com aquelas necessidades em que ele teve que se adaptar a real necessidade do adulto de hoje. A terapia de esquema vai fazer você pensar nos gatilhos que são atingidos hoje na fase adulta e que resgata esse esquema inicial desadaptativo que faz com que você se comporte de uma forma disfuncional trazendo consequências para o seu dia a dia.

 

Psicóloga Cecília Villas-Bôas Simão

CRP: 05/55969

PSICOLOGIA POSITIVA

 

      De acordo com Martin Seligman, a psicologia positiva tem como proposta ter um novo olhar sobre a mente humana. Ao invés de focar a atenção nos problemas, dificuldades e transtornos, ela procura estudar, pesquisar e incentivar as virtudes, as forças do caráter, os talentos e as habilidades do indivíduo.

        Paludo e Koller preconizam que apesar do enfoque no florescimento do sujeito, a psicologia positiva também pode ser utilizada em combinação aos tratamentos psicológicos, como por exemplo, nos casos de psicoterapia para depressão. Seu objetivo é despertar autoconfiança, segurança no indivíduo, e trabalhar habilidades otimistas, para aumentar os índices de felicidade, bem-estar, satisfação pessoal e interpessoal, e qualidade de vida. A ação acontece por meio da aplicação de seus conceitos, práticas, ferramentas e técnicas. As sessões funcionam de modo a promover a desconstrução de barreiras mentais, o aumento das perspectivas e da positividade, além de promover o autoconhecimento. 

 

Psicóloga Cecília Villas-Bôas Simão

CRP: 05/55969

bottom of page